Pesquisar este blog

domingo, 24 de agosto de 2014

Cazuza - Pro dia nascer feliz, O Musical

No último domingo, me surpreendi novamente ao assistir Cazuza - Pro dia nascer feliz, O Musical. E mais uma vez chego a concluir que, realmente os atores selecionados para interpretar e cantar os grandes ícones da música brasileira são escolhidos a dedo e ouvidos. Recentemente vi Elis, A Musical, já falado aqui, e fiquei mais surpreso com os diálogos da atriz Laila Garin do que da sua voz nas canções da Elis Regina. Nesse caso, tanto os diálogos quanto as canções de Cazuza são perfeitamente reproduzidos pelo jovem ator carioca Emílio Dantas que incorpora o homenageado em voz e trejeitos.

O musical abrange a vida de Agenor de Miranda Araújo Neto, vulgo Cazuza, desde a sua infância, na escola, até o seu fatídico fim, vitima da Aids, em 1990, aos 32 anos. 

Barão, Ezequiel e Bebel.
Dono de um temperamento inquieto, Cazuza saiu de casa com 21 anos para fazer um curso de fotografia no exterior em 1979. No ano seguinte, voltou para o Rio e ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, ao lado dos atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, no Circo Voador. Foi lá que ele se apresentou cantando pela primeira vez. Foi então que o cantor e compositor Léo Jaime, recusado como vocalista pelo grupo Barão Vermelho, indicou Cazuza para os seus integrantes. Algumas de suas canções foram gravadas pelo Barão no disco de estreia e outras tantas foram escritas com o novo parceiro musical, Roberto Frejat. Como é o caso de Todo Amor Que Houver Nessa Vida e Bilhetinho AzulO jornalista e produtor musical Ezequiel Neves da Som Livre, gravadora presidida por João Araújo, pai de Cazuza, foi o padrinho, empresário de shows e responsável pela produção dos primeiros discos da banda. Foi parceiro também na composição de algumas músicas, como Por Que A Gente É Assim? e Não Amo Ninguém. A filha de Miúcha e João Gilberto, Bebel Gilberto, tem destaque na peça, ela foi uma das melhores amigas de Caju, apelido que ela deu para Cazuza. Duas músicas do Cazuza, que gosto bastante, foram escritas em parceria com a Bebel, Eu Preciso Dizer Que Te Amo e Mais Feliz

Além da trajetória musical, a peça trata muito da sua vida sexual e amorosa de Cazuza. Fala abertamente do seu relacionamento com Ney Matogrosso e do seu namoro mais duradouro com o amigo de boêmia, Serginho Maciel.

O "Paizinho", apelido carinhoso que Ney recebeu de Cazuza, foi figura importante na vida do jovem carioca. A ascensão meteórica do Barão Vermelho, no inicio dos anos 1980, deu-se graças a gravação de Pro Dia Nascer Feliz, lançada por Ney em 1983. No mesmo ano, Caetano Veloso gravou a música Todo Amor Que Houver Nessa Vida. Dois anos depois, veio o maior evento da banda: cantar no primeiro Rock in Rio, o seu maior público.

Dividida em dois atos, os 170 minutos do musical convence e comove, muito. A direção geral é de João Fonseca e a direção musical de Daniel Rocha.

Atores e seus personagens: Serginho, Dé, Bebel e Cazuza.
Destaque para os atores Susana Ribeiro (Lucinha Araújo), Marcelo Varzea (João Araújo), André Dias (Ezequiel Neves), Thiago Machado (Frejat), Brenda Nadler (Bebel Gilberto), Marcelo Ferrari (Dé Palmeira), Fabiano Medeiros (Ney Matogrosso e Guto Graça Mello), Bruno Narchi (Serginho Maciel) e outros. O carismático ator Bruno Narchi também faz o papel de Cazuza em algumas sessões.

No repertório do espetáculo estão as músicas, em ordem de apresentação: 

Barão Vermelho, acima, e o cover, abaixo.
1º Ato - Exagerado / Pro Dia Nascer Feliz / Odara / My Favorite Things / Edelweiss / Vem Comigo / O Nosso Amor A Gente Inventa / Bete Balanço / Preciso Dizer Que Te Amo / Rock'n Geral / Down Em Mim / Bilhetinho Azul / Carente Profissional / Todo Amor Que Houver Nessa Vida / Faz Parte Do Meu Show / Maior Abandonado / Por Que A Gente É Assim? / Eu Queria Ter Uma Bomba / Mal Nenhum / Mais Feliz. 2º Ato - Ideologia / Codinome Beija-Flor / Malandragem / Blues Da Piedade / Brasil /  O Tempo Não Para / Poema / Vida Louca Vida / Sorte E Azar. E no biz, novamente Brasil.

Segue o registro da banda captado no Rock in Rio, em janeiro de 1985.

Pro Dia Nascer Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário