Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

TOP 10 - Guilherme Arantes

Posso sugerir que o cantor Guilherme Arantes é a Rita Lee romântica de cuecas? E que daria até para ele ter formado, na década de 1980, um quarteto com a Rita, a Marina Lima e o Lulu Santos. Já pensou? Teriam sido os Novos RomânticosGosto das suas letras e dos seus arranjos. Têm energia, têm sentimento, não são melancólicas e parecem sinceras. Além de tocar muito bem piano, ele conseguiu dar uma nova roupagem para o clássico instrumento na MPB.
Penso que ele não teve o destaque e o sucesso que merecia na mídia nos seus mais de 35 anos de carreira. Afinal, os vários sucessos que marcaram personagens e as trilhas das novelas da Rede Globo, desde 1976, como Meu Mundo E Nada Mais da novela Anjo Mau e Amanhã da novela Dancin´Days, são dele.

Bom, segue as dez mais mais dele:

1 - Lance Legal - Meu momento é agora/Meu caminho é feliz 
2 - O Melhor Vai Começar - Eu quero amar/É lógico/Que o mundo não me odeia
3 - Mania De Possuir - Quando a gente gosta mesmo/Não quer mudar a pessoa
4 - Pedacinhos - Nada vai trazer de volta/A beleza cristalina do começo
5 - Êxtase - Espero que a música/.../Possa expressar/O meu súbito amor
6 - Amanhã - Redobrada a força/Pra cima que não cessa/Há de vingar 
7 - Coisas Do Brasil - Foi tão bom te conhecer, tão fácil de querer
8 - Marina No Ar - Vidas que se encontram/Por acaso, por querer/Pra ficar perto
9 - Um Dia, Um Adeus - Te dar o carinho/Que você merece ter
10 - Meu Mundo E Nada Mais - Quando eu fui ferido/Vi tudo mudar 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Além do horizonte

Hoje, Roberto Carlos completa 70 anos e apesar de não gostar do seu estilo de cantar, as lembranças existem. Quem não se lembra da música O Calhambeque, 1964, na voz do Topo Gigio? Da Jovem Guarda revivida de tempos em tempos na televisão? Das faixas interpretadas por vários cantores e cantoras da MPB? A Elis gravou As Curvas da Estrada De Santos em 1969, seu filho Pedro Mariano também. Maria Bethânia gravou um disco só com as músicas dele e estourou com a faixa Fera Ferida em 1982. Daniela Mercury regravou Como Vai Você de 1972. Caetano Veloso gravou Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos de 1971, composta pelo Roberto em sua homenagem. Os Titãs gravaram É Preciso Saber Viver de 1974. O Kid Abelha gravou Não Vou Ficar de 1969. Enfim, a lista é extensa.

Lembro-me do comercial de cigarro Continental, 1976, com o ator Herson Capri (revi no Google, não me lembrava dele) de garoto propaganda e a música do Roberto, O Portão, 1974, e de algumas cenas dos filmes dele que passavam na Sessão da Tarde, na Rede Globo: Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, 1969 e Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, 1970.

Além do Horizonte, 1975, é uma das faixas que gosto na voz dele. A Nara Leão e o Jota Quest também gravaram. Gosto da letra e da melodia. Segue o player:

Dedico este post a fãzona do Rei Roberto, Vânia Barbieri.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como nossos pais

Vi, ao vivo, o filho do meio da diva Elis Regina com o pianista César Camargo Mariano em março de 1995, no Teatro Tuca, no show em tributo aos 50 anos de nascimento de sua mãe. Tímido mas com muita vontade de cantar, Pedro Camargo Mariano, hoje só Pedro Mariano, dividia o palco com o irmão João Marcello Bôscoli. Cantou, do repertório da Elis, Cartomante, com Ivan Lins e Como Nossos Pais, e as inéditas Nau, de Max de Castro e Daniel Carlomagno e Acredite ou Não, de Lenine e Bráulio TavaresFoi muito bom ver de perto os filhos da Elis prestando homenagem à mãe. No mesmo ano e lugar, voltaríamos mais tarde para ver o show de lançamento do disco João Marcello Bôscoli & Cia.

Em 1997, vem seu primeiro disco Pedro Camargo Mariano. A expectativa era grande e não decepcionou. Adoro a musica Lua Pra Guardar, e a releitura de Triste também me agradou muito. Foram até então, sete álbuns e vários sucessos. Destaque para as faixas: Lua Pra Guardar, Nau, Encontros, O Silêncio Das Estrelas, Livre Pra Viver, Colorida e Bela, Grande Amor, A Medida Da Paixão, O Amor Se Acaba, Passado, Pode Ser, Preciso Ser Amado, Quase Amor, Simplesmente, Tem Dó, Triste, Você Vai Ver, Voz No Ouvido e a lindíssima Postal.

Até que deu para acompanhar de perto o inicio da carreira dele. Coleciono alguns autógrafos, fotos e boas lembranças.

É uma pena que a música que escolhi, e a que mais gosto, não teve um clipe produzido. Segue o player:

Lua Pra Guardar

Hoje, Pedro completa 36 anos. Então, seguem os votos de saúde, criatividade, longevidade e muitos outros sucessos!

Dedico à minha filha Márcia que completou 30 anos no último dia 16. Beijos Bebeim!!

domingo, 17 de abril de 2011

Primeiros Erros (letra) - 9º lugar - TOP 10 Nacional

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão

Se você não entende, não vê
Se não me vê, não entende
Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende

Se o meu corpo virasse sol
Minha mente virasse sol
Mas só chove e chove
Chove e chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar chover
Nos primeiros erros

O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove e chove
Chove e chove

De Kiko Zambianchi
Albúm Choque, 1985

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lisa: linda, sensual e romântica

Conheci a cantora através da musica All Around The World, sucesso nas boates, uma das faixas do disco Affection, 1989. Comprei o álbum, e ouvi muito. Desde então, Lisa Stansfield entrou na minha vida. De lá pra cá, foram oito álbuns, vários hits e muitos prêmios.

Nascida em Manchester, Inglaterra, em 11 de abril de 1966, Lisa Jane Stansfield começou a cantar desde pequena, gravou alguns trabalhos e estourou em 1988 com o hit dançante  People Hold On projetando-se mundialmente.

Dá para acreditar que a garota quase largou a carreira para se dedicar ao magistério? Sim, ela lecionava. Ela é linda, sensual e expressiva. Gravou vários clipes (vide coletânea em DVD – Lisa Stansfield, Biography, The Greatest Hits, 2004), fez um filme, Swing, 1999, já fez várias turnês pelo mundo, já tocou aqui no Rock In Rio em 1991, é engajada em causas sociais... 

Seus vídeos são produzidos cuidadosamente e ela aparece em cada um deles com um visual diferente. Gosto do clipe da musica Never, Never Gonna Give You Up, muito bem dirigido,  sugere que ela esteja passeando nua pelas ruas de Londres com muita naturalidade e sensualidade.

Do seu vasto repertório nos estilos Soul-House-POP-Romantic-Dance, gosto das faixas: People Hold On, This Is The Right Time,  All Around The World, The Real Thing, Never, Never Gonna Give You Up, All Woman, Change e If I Hadn’t Got You.

Dedico este post à minha irmã Magaly, que assim como eu, adora a Lisa Stansfield.

Segue uma seleção dos seus clipes:

sábado, 9 de abril de 2011

Estúpido Cupido

Lembro de algumas coisas da novela homônima transmitida pela Rede Globo em 1976, como por exemplo da imagem em preto-e-branco, dos vestidos rodados e dos caras com casaco de coro e suas lambretas. Mas a recordação maior é do LP com a trilha da novela. Minha mãe tinha, e escutava sempre. 

Morávamos na casa de cima de um sobrado no bairro do Sumaré, tinha uma TV pequena com imagem em preto-e-branco na cozinha e a família assistia à novela das sete enquanto jantava.

Cresci ouvindo Celly Campelo e os hits Estúpido Cupido e Banho de Lua. Depois de grande, comprei a trilha lançada em CD pela Som Livre e escuto de vez em quando para recordar. Acho bem divertida a música do bebê chorão, Boogie Do Bebê cantada por Tony Campelo, irmão da Celly. Biquini De Bolinha Amarelinho, cantado por Ronnie Cord, é bem legal também. Enfim, gosto de todas as faixas, mas separei duas músicas cantadas pela Celly Campelo. Ela foi considerada a Rainha do Rock na década de 1960, teve uma carreira curta, dois anos, largou o sucesso para se dedicar ao casamento. Voltou a gravar alguns compactos quando a novela entrou no ar em 1976. Partiu para o andar de cima em 2003, aos 60 anos. Deixou, porém sua voz imortalizada.

Segue o player das duas faixas na voz da Celly Campelo:

Estúpido Cupido

Banho de Lua

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TOP 10 - Legião Urbana

Duas músicas do Legião Urbana mexem bastante comigo. A primeira, Teatro Dos Vampiros, representa bem o meu EU atual. A segunda, Vento No Litoral, talvez represente um futuro que não quero ver chegar, pois trata da dor da perda de um grande amor e de como ficamos sem chão e sem direção diante deste fato. É triste, dolorida e ao mesmo tempo de uma sinceridade que a torna bonita, forte, quase perfeita.

Foi difícil também selecionar dez músicas dessa banda, dava para colocar no mínimo umas vinte, mas vamos lá:

1 - O Teatro Dos Vampiros - Acho que não sei quem sou/Só sei do que não gosto...
2 - Eu Era Um Lobisomem Juvenil - Se você quiser alguém/.../Estarei aqui...
3 - Perfeição - Meu coração está com pressa/Quando a esperança está dispersa...
4 - Quase Sem Querer - Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
5 - Tempo Perdido - Sempre em frente/Não temos tempo a perder...
6 - Há Tempos - Só o acaso estende os braços/A quem procura/Abrigo e proteção...
7 - Pais E Filhos - É preciso amar as pessoas/Como se não houvesse amanhã
8 - Angra Dos Reis - Vai ver que não é nada disso/.../Vai ver que nunca fui o mesmo
9 - Vento No Litoral - Vai ser difícil sem você/Porque você esta comigo/O tempo todo
10 - Giz - E é de ti que não me esquecerei

terça-feira, 5 de abril de 2011

Beat Acelerado (letra) - 8º lugar - TOP 10 Nacional

Minha mãe me falou 
Que eu preciso casar
Pois eu já fiquei
Mocinha

Procurei um alguém 
E lhe disse:
Meu bem!
Você quer entrar
Na minha?

Acontece, porém 
Que eu não sei me entregar 
A um amor somente
Quando ando nas ruas 
Fico só namorando 
E olhando pra toda gente

Coração ligado
Beat acelerado... (3x)

Meu amor se zangou 
De ciúmes chorou
Não quer ficar mais 
Ao meu lado
E hoje eu sigo sozinha
Sempre no meu caminho
Solta e apaixonada

Coração ligado
Beat acelerado... (3x)

De Alec, Vicente e Yann
Albúm Olhar, 1985

segunda-feira, 4 de abril de 2011

53 anos do lado de cá

Hoje, Cazuza, completaria 53 anos se não tivesse partido há 21 anos para o lado de lá. 

Segundo Cazuza, "O tempo não para". Não para e passa muito rápido, fato! Penso o que este jovem senhor estaria fazendo hoje por aqui. Digo que não precisaria fazer mais nada, o que já fez vale por muitas décadas. Mas se estivesse, com certeza estaria fazendo muita música.

Em sua homenagem, escolho esta bela canção cantada com a fofa da Bebel Gilberto.

Preciso Dizer Que Te Amo, álbum Red Hot Rio, 1996.